segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Informática dá futuro como profissão???

Informática é um dos ramos profissionais onde a geração expontânea de oportunidades de trabalho é quase uma regra geral. Imagine nosso país com uns 35 milhões de usuários, hoje, com uma taxa de crescimento anual em torno de 15% sobre o total. Bom frisar que emprego é diferente de trabalho e o que o mercado mais busca é o profissional liberal que vende conhecimento e eficiência no atendimento. Os ramos por onde um profissional pode enveredar são os mais diversos. Vejamos a lista abaixo:

. Montagem e manutenção de computadores domésticos - Imagine cada usuário com seu próprio computador, como acontece hoje com o celular. Quem vai montar, consertar ou ensinar a usar corretamente as muitas dezenas de recursos disponíveis?
. Montagem e administração de redes para uso doméstico ou profissional - Observe o comercio local perto da sua residência e calcule que em futuro muito próximo cada padaria, locadora, salão de beleza ou supermercado será obrigado por lei a informatizar seu atendimento. Em casa cada pessoa desejará ter um micro para uso exclusivo e todos deverão utilizar-se do mesmo ponto de acesso à internet disponibilizado pelas operadores de telefonia.
. Aulas particulares - Está comprovado que são usados pouco mais de 10% de todos os recursos que são disponibilizados todos os dias em software. São tantos programas novos que mesmo os profissionais mais antenados precisarão gastar mais horas por dias para se manterem atualizados. Usuários precisarão cada vez mais de atendimento rápido, personalizado e com muito valor agregado.
. Universitários são uma classe de potenciais clientes muito desasistidos e há pouca estrutura que atenda adequedamente este setor específico do mercado onde há numerosa e exigente clientela. Digitação ou cópia de documentos, pesquisas na internet, tradução de textos, recuperação de imagens e fotos, editoração de vídeos e gravação de textos em audio são alguns dos serviços mais procurados. Quantas pessoas você conhece que oferecem serviços desta natureza?
. A terceira idade tem uma clientela que precisa de menos volume de informação e mais lazer, segurança e atenção. Atendimentos longos e repetitivos são o forte nesta área e a boa amizade costuma marcar os relacionamentos.
. Planejamento, criação e manutenção de sites é um setor pouco dominado, apesar do número enorme de profissionais que circulam no meio. Um bom site, com um apelo comercial forte e com capacidade para trazer o cliente de volta é dificil de se ver sendo publicado todos os dias. Imagine toda empresa migrando da tradicional estrutura existente hoje para a WEB. Quem vai montar os sites? quem vai dar assistência em tempo real e manter os sites atualizados?

Há um quadro enorme de desemprego sim, mas há uma porta de oportunidades maior ainda para profissionais de informática que estudam com frequência, que tem disciplina mental, que estão sempre buscando o novo e que conhecem um pouco de cada coisa do mercado. O diferencial maior é conhecer o ser humano, com suas qualidades e defeitos, seus medos, anseios e os motivos que o tocam através das emoções ou do instinto. A relação de respeito e ética cria laços profissionais duradouros e com ganhos mútuos para usuários e técnicos.

Conhecimento é poder! Informação é poder!

Luiz Carlos Loiola da Silva

Nenhum comentário:

Celular em Sala de Aula

Celulares podem se tornar grandes aliados na educação do século XXI Tecnologias Móveis em Sala de Aula