Procure sempre conhecer mais das redes sociais

Ultimamente tenho recebido muita solicitação para falar mais das redes sociais e das notícias quentes sobre segurança. Como no meio da informática avançada fala-se sempre da mesma forma e das mesmas coisas sobre o assunto em questão, em um mundo aparentemente paralelo ao real, resolvi pegar um texto de uma revista séria, de circulação nacional. Até para mostrar que todo usuário que acumula capital intelectual em tecnologia acaba falando sempre a mesma língua no assunto redes, segurança, privacidade.

**************

Perigo na rede social

14/08/2009 14:00:21
Por Fernando Souza Filho

As notícias pipocam na internet: as redes sociais estão sob ataque. Os famosos sites de rede social como Facebook, Orkut e Twitter têm se tornado muito atraentes para ataques de phishing e scamming, já que os criminosos online seguem as últimas tendências da internet que estão atraindo a maioria dos usuários.

Uma recente ação criminosa contra os sites de rede social, incluindo o Facebook e o Twitter, foi reportada pelo F-Secure Response Lab no último dia 7 de agosto. A conta de um blogueiro da Geórgia chamado Cyxymu foi alvo de um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS), causando problemas para milhões de usuários dos sites, deixando-os lentos ou completamente fora do ar.

Gabriel Menegatti, Diretor de Tecnologia da F-Secure Brasil, diz: “Embora esse ataque tenha sido para atingir uma pessoa específica, afetou a comunidade inteira. Nós podemos nunca saber quem estava por trás do ataque, entretanto eles tiveram acesso à banda larga significativa”.

A comunicação através do Facebook é toda baseada em conexões pessoais e comunidades de amigos. Isto envolve um alto nível de confiança. Quando você recebe uma mensagem de um de seus amigos em sua página do Facebook, é muito diferente do que receber um e-mail anônimo ou uma mensagem de spam.

É precisamente este ambiente de confiança – e os 250 milhões de usuários – que tornam o Facebook tão tentador para os criminosos. Phishing e scams criam um falso senso de confiança com o alvo do ataque, permitindo os criminosos ganhar acesso a informações valiosas ou beneficio financeiro direto.


A dica é velha: troque sempre as senhas
Sean Sullivan, Security Advisor da F-Secure diz: “Senhas fracas fornecem um caminho simples para os criminosos invadirem as redes sociais. O objetivo deles é coletar listas de contatos, números de telefones e outras informações as quais eles possam vender a spammers ou usar em ataques direcionados para ganhar dinheiro”.

O dano causado por uma conta do Facebook hackeada é ainda maior se a mesma senha também for usada para a conta de e-mail do usuário. Isto significa que os criminosos podem facilmente mudar todas as senhas do usuário, obter informações sobre detalhes bancários e encontrar respostas para questões de desafio de segurança.

Às vezes as respostas às perguntas pessoais de segurança podem ser encontradas diretamente no Facebook, como por exemplo, o nome do meio, endereço da casa e nome de bicho de estimação.

“Como o nome de usuário do Facebook consiste em um endereço de e-mail, é essencial que senhas diferentes sejam usadas para se logar em outros sites. Também é uma boa idéia ter e-mail primário diferente, e-mail de negócios, e contas de e-mails de rede social”, recomenda Sullivan.

Este ano houve uma série de mensagens falsas no Facebook de “amigos” pedindo por ajuda financeira. Os usuários devem sempre ter cautela com tais solicitações e verificar detalhadamente a identidade da pessoa antes de enviar qualquer quantia, mesmo quando as mensagens parecem vir de um membro da família ou de alguém confiável.

“Há também um aspecto positivo da segurança nas redes sociais. Ao contrário dos e-mails scams clássicos, como correntes que podem circular por anos, os usuários conectados ao Facebook podem rapidamente ter conhecimento das últimas ameaças de segurança. Uma comunidade é boa para publicar informação útil de segurança e para tomar uma atitude corretiva rápida contra vulnerabilidades”, diz Sullivan.


Dicas para melhorar a segurança em rede social

- Tenha sempre senhas separadas e seguras para o seu e-mail e sites de rede social.

- Se você se tornar ciente de um problema de segurança do Facebook, escreva na sua página para a comunidade tomar uma ação preventiva.

- Escolha seus amigos sabiamente e tenha um especialista em segurança entre os seus amigos!

- Se você está no Facebook, procure serviços como da F-Secure para saber as últimas notícias relacionadas a segurança.

**************

Informação é poder!

Luiz C Loiola S

Comentários

Postagens mais visitadas