quarta-feira, 10 de novembro de 2010

MPF informando!

Leia aqui as respostas às perguntas que os amigos da Turminha do MPF enviaram até o dia 28 de maio de 2010.
Você também pode mandar perguntas para a gente sobre os assuntos tratados no site da Turminha. É só preencher o formulário que está no final desta página. As respostas serão publicadas aqui.

Perguntas e Respostas

 Qual a função  da educação?( Jessica, 15 anos )

Resposta da equipe do MPF: Oi Jéssica, muito importante a sua pergunta.
A educação tem muitas funções, uma delas é contribuir para a formação e o desenvolvimento dos indivíduos. É na escola que aprendemos e desenvolvemos nossas habilidades, ajudando assim na nossa formação como cidadãos conscientes dos nossos direitos  e deveres, através do diálogo e respeito a todos os indivíduos. Por isso é muito importante que todas as crianças tenham acesso a escola e educação de qualidade.

Como reconhecer um pedófilo?

Através do comportamento? (Tatiane, 10 anos)

Resposta da equipe do MPF: Oi Tatiane, tudo bem? O Leonardo  de 12 anos fez uma pergunta muito parecida com a sua .
Ele perguntou: Como posso saber quem é pedófilo? A resposta que demos para ele responde a sua pergunta. Ela fala, inclusive, de alguns comportamentos que são bastante comuns nas pessoas pedófilas. Um abraço.

Eu respeito todos os velhos. (Karina, 8 anos)

Por que alguns velhos não respeitam as crianças?

Por que tem gente que não gosta de criança se todo mundo já foi criança?

 Resposta da Vó Zita: Para a gente analisar esse comportamento de algumas pessoas idosas precisamos falar um pouquinho do passado. Há bem pouco tempo, as crianças não eram tratadas como crianças, mas como pessoas adultas. Não brincavam, não podiam ouvir conversas dos adultos e suas opiniões não eram ouvidas. Mas, os tempos agora são outros! Vivemos num mundo em que as pessoas estão de olhos bem abertos para os direitos das crianças, para protegê-las de agressões, abusos e qualquer tipo de violência. Isso também serve para nós, pessoas idosas, que temos leis que nos protegem .

Não entenda essas atitudes como de pessoas que não gostam de crianças. Muitas delas estão cansadas, doentes ou por serem muito idosas já não tem muita paciência.

Precisamos levar em conta o fato de as pessoas idosas serem de geração diferente da sua. Como tivemos uma criação muito rígida, hoje fazemos comparações. Alguns idosos são pouco tolerantes com atitudes das crianças que, na maioria da vezes, são comportamentos normais e aceitáveis para os dias atuais.
Você encerra seu questionamento com uma grande verdade: “ todo mundo já foi criança”. Por isso, precisamos tratar nossas crianças com muito amor e respeito aos seus direitos para que, no futuro, elas desfrutem de uma velhice tranquila e feliz.

A propósito Karina , você sabia que o dia 15 de junho é o Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso? Leia mais no meu blog e na área de novidades. Um grande abraço.

Por que o nome da Sol é Sol? (Beatriz, 8 anos)

Resposta da Sol: Meu nome é Solange, mas Sol é um apelido carinhoso pelo qual todos meus amigos me chamam. Gosto muito desse apelido, pois tem tudo a ver comigo: uma garota alegre, brilhante, animada, que leva sua luz para todos. E já reparou que até meu cabelo lembra o formato do Sol? Acho apelido muito legal, desde que a gente goste dele.

 Como posso saber quem é pedófilo? (Leonardo, 12 anos)

Resposta da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC):
Infelizmente não é fácil reconhecer um pedófilo. Isso porque geralmente é  uma pessoa, aparentemente, comum e não possui características físicas que as diferenciem de outras pessoas. O pedófilo, em sua grande maioria homens, é uma pessoa adulta que sente atração sexual por crianças e adolescentes, podendo ou não haver contato físico. Mas, o que os pedófilos possuem em comum são alguns comportamentos, com os quais  todas as crianças e adolescentes devem tomar cuidado e desconfiar.
Alguns desses comportamentos são: 
  • Gosta de ficar sozinhos com crianças ou adolescentes, sendo muito atencioso e sedutor.
  • Gosta de fazer “amizade” com criança/adolescente.
  • Sempre procura agradar sua vítima com presentes, elogios e promessas.
  • Em sua casa possui vários objetos, jogos, guloseimas para agradar crianças e adolescentes.
  • Procura fazer carinho nas partes íntimas de crianças e adolescentes.
  • Sempre pede para guardar segredo e nunca contar nada a ninguém sobre seu  comportamento.
  • Às vezes, ameaça a criança/adolescente, algo ou alguém de que goste muito, caso não ceda às suas vontades.
  • Pede para filmar ou tirar fotos de criança/adolescente, com pouca ou nenhuma roupa e pede para fazer poses sensuais.
O pedófilo pode ser alguém muito próximo de você como um familiar, um conhecido, um vizinho e também alguém desconhecido que se aproxima de crianças/adolescentes por meio da internet (salas de bate-papo, por exemplo).
Essas são algumas dicas importantes. Caso desconfie de algo ou alguém, conte para um adulto  em que confie. Lembre-se que a criança/adolescente é sempre vítima! Se existe um culpado, esse é sempre o pedófilo!
Para saber mais acesse a cartilha "Navegar com segurança", que traz dicas de como se proteger de pedofilia na internet.

Atenção: Violência sexual contra criança e adolescente é crime! Para denunciar Disque 100!

 Por que seu cabelo é feio? (Jorgivan, 10 anos)

Resposta do Rod: Engraçado, já cheguei a achar que meu cabelo era feio. Mas comecei a observar que tem cabelo de vários tipos: preto, amarelo, vermelho, multicor, liso, cacheado e super enrolado assim como o meu. Comecei a imaginar o meu cabelo com essas cores e formas diferentes. Então, vi que nenhum deles combinava comigo, não tinha meu jeito se ser.
Agora, sou amarradão no meu cabelo. Ele é minha marca registrada. Tenho muito orgulho dele. Ainda mais depois que a Malu disse que é questão de estilo e que ela me acha lindo assim.
Cada um tem seu jeito de ser, de pensar, de agir. Cada um tem suas características físicas e suas crenças. O respeito a essas diferenças é muito importante. E o legal é a gente ser como é e conviver com as mais diferentes pessoas.

Brigadeiro  dá dor  de cabeça?  (Lais, 10 anos)

Resposta da nutricionista Amanda Branquinho Silva:O brigadeiro pode provocar dor de cabeça em pessoas mais sensíveis ou intolerantes a alguns de seus componentes. O grande responsável pela dor de cabeça que o brigadeiro pode provocar é uma substância chamada Cafeína, que está presente no achocolatado. Portanto, pessoas que tem muita dor de cabeça devem evitar não só o excesso de brigadeiro, mas também de outros alimentos ricos em cafeína como o café, chocolate e refrigerantes.

O que é MPF? (Fernanda, 9 anos)

Resposta da equipe do MPF: Pelo nome, muitos acham que ele é igual aos Ministérios da Educação, da Saúde, do Trabalho e aos outros que fazem parte do Poder Executivo. Também há quem pense que o MPF é responsável pelo julgamento das pessoas, pois confundem com o Poder Judiciário.
Na verdade, o Ministério Público Federal usa a lei como base para defender os nossos direitos. Ele atua, por exemplo, quando o dinheiro que devia ir para a educação, para saúde e para a posentadoria dos nossos avós é usado em outras coisas. Outro exemplo, é no caso de crimes cometidos com o uso da internet, como pedofilia. Também são de competência do MPF os casos de tráfico de pessoas para outros países, inclusive de crianças e adolescentes.
O MPF pode fazer um documento chamado ação, que ele envia para o Poder Judiciário julgar. Como resultado, a pessoa que desobedeceu a lei pode ser obrigada a devolver o dinheiro que usou de forma errada,  restaurar algo que destruiu (como meio ambiente ou monumentos históricos), pagar multa e até ser presa, se o que ela fez for considerado crime.
Mas em alguns casos o MPF resolve a questão sem pedir o julgamento pelos juízes. As pessoas assinam um documento em que se comprometem a corrigir o erro que cometeram e a não agirem mais dessa forma. Saiba mais.

 Posso ser da Turminha? (João, 9 anos)

Resposta do Rod: Você já faz parte do nosso grupo de amigos. Visite sempre nosso site e participe das atividades com a gente.

 O que é chocolate? (Davi, 9 anos)

Resposta da equipe do MPF: O chocolate é feito do cacau, um fruto que já foi muito produzido no Brasil, especialmente na Bahia, que ainda é o estado brasileiro que mais cultiva o cacueiro. Além de ser uma delícia, os cientistas descobriram que o chocolate faz bem para saúde, desde que consumido com moderação. O mais indicado é o chocolate amargo.

  O que é água? (Davi, 9 anos)

Resposta da equipe do MPF: A água é muito importante para nossa sobrevivência. Para não ficar sem a água, todos temos de tomar alguns cuidados como: não jogar lixo nos rios e no mar, não demorar no banho, não escovar os dentes com a torneira aberta, economizar água na hora de lavar a louça, a roupa e o carro.

  Tem mais jogos? (Bruna, 8 anos)

Resposta da equipe do MPF: Estamos preparando novos jogos que vão entrar no ar a partir do dia 7 de janeiro.
 Obrigatório
 Obrigatório
 Obrigatório
 
Rod com microfone
Ferramentas Pessoais

Nenhum comentário:

Folga off-line garantida?

Fonte:  http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/tf_carreira/2017/09/10/tf_carreira_interna,624717/folga-off-line-garan...