terça-feira, 2 de julho de 2013

O futuro da Internet (e do mundo) segundo o Google



Eric Schmidt, presidente do conselho administrativo do Google, e Jared Cohen, diretor de ideias da empresa, escreveram um livro sobre o futuro da Internet e fazem previsões surpreendentes e nem sempre otimistas.

1. O passado vai nos condenar.
Uma das mudanças esperada refere-se a nossa reputação online, para tanto devem surgir empresas especializadas para controlar ou eliminar informações de que não gostamos, e empresas de seguro virtual, para nos proteger contra roubo de identidade virtual e difamação na Internet.
Minha opinião: Pense um pouco antes de escrever ou postar algo na internet. Essas informações ficarão lá para sempre. Jamais ataque pessoas ou instituições sem uma razão MUITO JUSTA. Não exponha o que não pode ser explicado daqui a alguns anos. Na WEB 3.0 (quântica) o nosso perfil de usuário é de conhecimento público: quem somos, do que gostamos, com quem nos relacionamos, quais nossos vícios e que tendências trazemos ocultas em nossos passeios privados pela WEB, no meio da noite.

2. Haverá um ataque terrorista envolvendo a Internet
O livro do Google fala no surgimento do Code War, um conflito que envolveria vários países atacando as redes de computadores uns dos outros.

Minha opinião: As possibilidades são enormes. Assista o filme Duro de Matar 4.0 e imagine aquela situação em escala global. Tecnologia é apaixonante, mas tente não ser totalmente dependente dela. Imagine-se sobrevivendo de forma rústica por algum tempo e tire suas próprias conclusões.

3. O governo vai migrar para WEB
A migração do governo para a Internet poderia permitir um atendimento mais eficiente dos serviços públicos para a população.
Minha opinião: Muitos governos estão fechando as portas de serviços que agora já podem ser prestados pela web. No Brasil o INSS é um dos precursores da ideia. Já existe um mundo paralelo no universo virtual, funcionando muito bem. Um bom exemplo é o SecondLife. Conheça!

4. A rede vai se fragmentar
A Internet foi criada no final dos anos 60 e por definição é uma união de pequenas redes. Hoje, alguns países estão criando suas próprias regras e na opinião da Google, isto acabará resultado em Internet nacionais.

Minha opinião: A globalização que vem ocorrendo é uma onda incrivelmente fascinante porquê traz o mundo para dentro de nossas casas e nos leva a todos os lugares possíveis. Com o tempo as pessoas sentirão necessidade de unir-se mais em função de afinidades culturais, religiosas ou ideológicas, criando redes controladas dentro da grande rede mundial.

Leia mais na Revista Super Interessante de junho/2013.


Luiz Carlos Loiola da Silva
stressandocominformatica.blogspot.com





Nenhum comentário:

Folga off-line garantida?

Fonte:  http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/tf_carreira/2017/09/10/tf_carreira_interna,624717/folga-off-line-garan...