Compromisso x Envolvimento

A Galinha e o Porco

fonte: http://dinheiroonline.me/galinha-e-o-porco/

Começar um negócio não é fácil. Assumir uma posição de responsabilidade em uma empresa também não. É pertinente que se façam aqui algumas considerações sobre projetos que assumimos na vida. Podemos ter dois tipos de relacionamentos com aquilo que fazemos: compromisso e envolvimento.
O Compromisso é uma espécie de acordo que não gera grandes danos ou dano nenhum a pessoa que deixa de cumpri-lo. Contudo, o envolvimento exige muito, como o próprio nome diz, “envolve” a pessoa de uma forma quase sem saída. No envolvimento o risco é muito maior e gera muita tensão. Tendemos naturalmente, de acordo com a psicologia, a empregar uma força equivalente à tensão submetida sobre nós, ou seja, quanto maior for a tensão (o risco que está em jogo) maior será a vontade e a responsabilidade de cumprir uma determinada meta.

Existe uma estória que exemplifica muito bem o que está sendo dito. A estória do porco e da galinha:

Era uma vez em uma fazenda não muito distante um grupo de galinhas que ganhavam por cada ovo que era botado. Assim como os outros animais da fazenda elas recebiam de acordo com aquilo que produziam. Um certo dia, uma galinha do grupo das galinhas teve uma grande ideia. Ao observar que os produtos sozinhos não tinham muito valor de mercado, pensou em fazer uma sociedade com porcos, pois, com os dois produtos juntos poderiam oferecer uma experiência e aumentar a proposição de valor, passando uma mensagem de que não estariam vendendo apenas ovos e bacon, mas sim um café-da-manhã completo (pelo menos nos Estados Unidos as pessoas tem esse hábito).
Toda empolgada com sua grande ideia, se dirigiu ao grupo dos porcos para apresentá-la ao representante-dos-porcos. Encontrando-o disse:
- Olá representante-dos-porcos! Tenho uma proposta muito interessante para oferecer pra vocês.
- Diga galinha.
- Pensei em fazermos uma sociedade e vendermos a soma de nossos produtos de forma que possamos lucrar mais. Passamos a vender um café-da-manhã completo ao invés de apenas ovos e bacon. O que você acha?
Sabiamente o representante-dos-porcos respondeu:
- É fácil para vocês galinhas venderem algo com o qual estão apenas compromissadas. Quando nós vendemos algo com o qual estamos envolvidos.

Ou seja, para produzir o bacon os porcos tem que morrer, enquanto que as galinhas tem apenas que fazer um certo esforço que não põe suas vidas em risco. Dessa mesma forma, existem pessoas que apenas tem o compromisso de executar algo, enquanto outras tem que se sacrificar para fazer uma coisa acontecer. No Empreendedorismo as pessoas correm um alto risco, pois estão apostando suas vidas em algo do qual não tem certeza se serão realmente recompensadas. No caso do empreendedor dentro das empresas (empregado empreendedor) há um risco também envolvido embora seja bem menor.

Com relação à física aprendemos que para toda ação existe uma reação, da mesma forma que quanto mais empenho você demonstrar, quanto mais envolvido você estiver com o que está fazendo, maiores serão suas chances de ter sucesso.

Comentários

Postagens mais visitadas